Voltar atrás

Créditos Documentários


Creditos_documentarios

DESCRIÇÃO

O Crédito Documentário é um contrato irrevogável no qual o Banco Emitente, actuando por instruções do Importador, assume o compromisso irrevogável de honrar um pagamento ao Exportador ou à sua ordem, contra a apresentação dos documentos estipulados, e desde que os termos e condições do crédito sejam cumpridos.

Os créditos documentários são uma modalidade de crédito, por assinatura, disponibilizada para garantir aos Importadores e Exportadores o pagamento e o recebimento das operações de comércio internacional.


TIPO DE CONTRATO

Créditos Documentários de Importação - Crédito por assinatura, estabelecido entre o Caixa Angola e o Importador, seu Cliente.

O Caixa Angola assume o papel de garante do pagamento dos valores relativos à transacção externa do Importador, mediante a apresentação dos documentos definidos nos termos e condições da carta de crédito.

Créditos Documentários de Exportação – Não se aplica contrato, uma vez que é aberto e contratado num Banco estrangeiro por ordem de um seu Cliente Importador.

O Crédito Documentário de Exportação constitui uma garantia irrevogável do recebimento do montante referente à exportação, contra entrega dos documentos e cumpridos os termos e condições do crédito.


VANTAGENS

  • Maior segurança nas transacções de comércio internacional;
  • Avaliação e mitigação dos principais riscos inerentes ao comércio internacional;
  • Maior flexibilidade dos prazos de pagamento a fornecedores;
  • Acesso ao mercado global;
  • Permite a antecipação de fundos através do acesso a operações bancárias de financiamento;
  • Actuação com base nas regras e usos uniformes da Câmara de Comércio Internacional, bem como, pelas leis do Banco Nacional de Angola.


Ficha Técnica Externa - CDI