As irregularidades têm de parar. Denuncie-as.
O que é o Sistema de Denúncias de Práticas Irregulares?
O SDPI é um meio disponibilizado pelo Banco Caixa Geral Angola para reporte de práticas irregulares alegadamente ocorridas no âmbito da actividade do Banco, estando disponível através do seguintes meios:
Telefone: +244 226 424 495
Formulário web: https://www.thornhill.co.za/kpmgfaircallreportbcga
E-mail: faircall@kpmg.co.za
Quais os objectivos do Sistema de Denúncias de Práticas Irregulares?
- Detectar antecipadamente potenciais problemas, fomentando uma atitude preventiva, correctiva e uma cultura de integridade;
- Disponibilizar um canal de comunicação complementar que permita a comunicação voluntária e confidencial, dos factos e indícios relativos aos domínios estabelecidos;
- Reduzir custos e evitar prejuízos por não conformidade com normas legais, regulamentares ou de conduta, protegendo os interesses legítimos de todos os stakeholders;
- Definir e regular os procedimentos que devem ser seguidos pelos colaboradores e os Stakeholders desde a ocorrência até ao reporte de uma situação através do SDPI, sendo que estas denúncias serão analisadas pelo Compliance Officer e Coordenadores do GFC de forma imparcial o reporte das denúncias que será emitido pela entidade externa que recebe as denúncias;
- Reforçar uma reputação de transparência e alinhar com as melhores práticas internacionais em matéria de governo societário.
Quem pode utilizar o Sistema de Denúncias de Práticas Irregulares?
Todos os colaboradores, bem como a população em geral, para reportar práticas irregulares alegadamente ocorridas no âmbito da actividade do Banco.
Posso fazer uma denúncia anónima?
Sim, caso o denunciante indique ao operador, a denúncia será registada de forma totalmente anónima. No sentido de reforçar esta questão, este serviço é contratado a um prestador de serviços externos que fornece este serviço para vários países no Mundo, com experiência de vários anos nestas matérias.
Como é feito o atendimento e qual o horário?
O centro de atendimento deste serviço está baseado fora de Angola e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
O atendimento em Português é feito entre as 8:00 e as 16:00, sendo possível ligar fora deste horário, com atendimento em Inglês e Espanhol. Como indicado acima, existe ainda a possibilidade de utilizar o formulário online (disponível em Português) e o endereço de email.
O que posso denunciar?
De forma a avaliar se a suspeita se classifica como uma situação alvo de reporte, o denunciante deve considerar a seguinte lista de exemplos de práticas irregulares, sem as limitar:
- Abuso de autoridade, tais como, irregularidades graves relacionadas com a administração, organização contabilística e fiscalização interna do BCGA;
- Condutas inapropriadas, tais como, indícios sérios de infracções a deveres previstos na Lei n.º 12/2015 de 17 de Junho – Lei de Base das Instituições Financeiras, nomeadamente relativos a regras de conduta, relação com os clientes, segredo profissional, fundos próprios, reservas, governo da sociedade, capital interno, riscos e deveres de divulgação e informação;
- Indícios sérios de infracções a deveres relativos a fundos próprios, riscos, liquidez, alavancagem e divulgação de informação;
- Assédio;
- Branqueamento de capitais;
- Comprometer a saúde ou segurança de alguém;
- Danos e/ou roubo de património;
- Discriminação, racismo e/ou bullying;
- Financiamento ao Terrorismo e a Proliferação de Armas de Destruição em Massa;
- Fraude interna e/ou externa;
- Manipulação de informações;
- Ofensas criminais;
- Suborno, corrupção e infracções similares;
- Violação de princípios éticos;
- Violação de Sanções Internacionais;
- Violações potenciais ou efectivas das obrigações do BCGA no âmbito das actividades que prossegue de intermediação financeira;
- Ao regime relativo ao abuso de mercado; e,
- Qualquer outra matéria que envolva uma violação dos princípios do Banco e das suas políticas.
Quem tem acesso à minha denúncia?
As denúncias são reportadas pela Entidade Externa ao Compliance Officer, e será analisada juntamente com dois Coordenadores do GFC.
Se o utilizador pretender a denúncia será anónima.