Voltar

Estrutura Accionista


Em setembro de 2022, o Banco Caixa Geral Angola S.A. tornou-se o primeiro banco de capital maioritariamente estrangeiro e a segunda empresa angolana a ter acções admitidas à negociação na bolsa de dívida e de valores de Angola (BODIVA).

No decurso da preparação da operação e para evidenciar a robustez da sua solvabilidade, o BCGA procedeu a um aumento de capital por incorporação de reservas, passando o seu capital social para Kz 60.000.000.000 (Sessenta Mil Milhões de Kwanzas).

Após a operação de Oferta Pública Inicial, o Capital Social do BCGA, está distribuído pelos Accionistas Caixa Geral de Depósitos, S.A., Sr. Jaime Freitas, Sr. António Mosquito e outros, entre accionistas Institucionais, Empresas e Individuais.

Accionista20221011


A Caixa Geral de Depósitos, S.A., criada em 1876 é uma Sociedade de direito português, detida 100% pelo Estado Português e supervisionada pelo Banco de Portugal e sujeita à moldura regulamentar Europeia na alçada do Banco Central Europeu. Lidera o maior grupo financeiro português, com uma rede de balcões vasta em Portugal e presença em 23 países e 4 continentes, com destaque pela presença em todos os países de língua oficial portuguesa.

Os Accionistas António Mosquito e Jaime Freitas são dois empresários angolanos de referência que desenvolvem a sua actividade de forma bastante diversificada, actuando em vários sectores da economia angolana.

Os Accionistas Individuais, são um conjunto de investidores particulares e alguns colaboradores e órgãos sociais do Banco Caixa Geral Angola.

Os Accionistas Empresas, correspondem a um conjunto de pessoas colectivas (Pequenas, Médias e Grandes Empresas) com presença nos mais diversos sectores de actividade e da economia angolana.

Os Accionistas Institucionais, são um conjunto de instituições que classificam como tal, desempenhando a actividade de gestão de activos, mas pertencentes na sua maioria aos sectores de Seguros e Fundos de Pensões.