Recomendações de Segurança

 

A consulta e realização de operações através dos serviços de Internet Banking pressupõe que os clientes conheçam os riscos da utilização da Internet, adoptando medidas preventivas para os evitar.

Obviamente, não se pretende que os utilizadores dos nossos serviços sejam especialistas em segurança, no entanto, consideramos indispensável que adquiram um ocnhecimento básico nesta matéria para que adoptem um conjunto de regras que lhes permita atingir um nível de protecção adequado e exequível.


A prevenção é sempre a melhor protecção.

 

 

Regras e conselhos de segurança na utilização dos Serviços de Internet Banking, Caixadirecta Angola :

  • Mantenha as suas credenciais de acesso (Nome de Utilizador e Codigo de Consulta) e a Chave Confirmação, em sigilo. Não é recomendável que as mesmas estejam por escrito. Memorize-as e não as divulgue nem por qualquer forma as torne acessíveis a terceiros;
  • Altere periodicamente as suas credenciais de acesso e tenha em atenção algumas regras básicas (utilize combinações de letras e números, não utilize sequências lógicas, não defina os seus códigos com nomes ou datas pessoais, etc);
  • Não disponibilize as suas credenciais de acesso e a Chave Confirmação ou qualquer outra informação pessoal, por e-mail, ou telefone, mesmo que o pedido lhe pareça ser do Caixa Geral Angola. O Banco Caixa Geral Angola nunca lhe solicita esta informação. Estes pedidos podem corresponder a ataques maliciosos de Phishing, por exemplo. O Banco Caixa Geral Angola não se responsabiliza pelo conhecimento por terceiros das suas credenciais de acesso ou da Chave Confirmação;
  • Nunca aceda ao serviço através de links enviados por e-mail. O acesso deve ser sempre realizado, digitando o endereço completo dos serviços na barra de endereços do seu browser de internet (https://net.particulares.caixaangola.ao ou  https://net.empresas.caixaangola.ao) ou através do nosso site www.caixaangola.ao;
  • Termine sempre a sessão nos serviços de Internet Banking, através da opção “Sair”;
  • Não utilize computadores ou outros equipamentos públicos, ou redes de segurança duvidosa, para aceder aos Serviços de Internet Banking do Banco Caixa Geral Angola. Deve aceder às suas contas bancárias através de equipamentos privados;
  • Verifique as suas contas regularmente bem como a data e hora do último acesso;
  • Ao aceder aos Serviços de Internet Banking, desligue a web-camera do seu computador;
  • Caso detecte alguma anomalia, não deve confirmar a operação nem prosseguir com a utilização do serviço;
  • Assegure-se que o nº de telemóvel indicado no Contrato de Adesão está correcto e confira sempre, nos SMS que irá receber, se os dados relativos às operações estão correctos, antes de as confirmar;  
  • Suspeite de instalações de aplicativos/software no seu Telemóvel, e sempre que possível, desactive a conectividade Bluetooth; 
  • Em caso de perda ou roubo do seu Telemóvel, deve contactar de imediato o respectivo operador móvel, assegurando-se que o número fica inactivo, para evitar o seu uso fraudulento;
  • O cliente deve manter-se actualizado relativamente às Recomendações de Segurança divulgadas pelo Banco Caixa Geral Angola e adoptar um comportamento responsável e em conformidade com essas recomendações;
  •  Banco Caixa Geral Angola não se responsabilizará pelos actos ilegais de terceiros, que resultem em danos para o cliente, pelo uso do Internet Banking, se isso for devido a razões técnicas, fora do controle do banco;

Regras e conselhos de segurança para uma utilização segura da internet:

  • Não abra mensagens de correio electrónico, SMS ou outras comunicações não solicitadas e de origem duvidosa, especialmente se tiverem ficheiros anexos. Nunca accione os links indicados nem execute acções que lhe forem solicitadas. Deve eliminar de imediato estas mensagens pois podem ser uma burla informática, tendo como alvo o computador, o telemóvel ou outro equipamento, para violar a sua privacidade e apropriarem-se ilicitamente do seu património financeiro;
  • Desactive a opção de pré-visualização de correio electrónico;
  • Instale um software de antivírus e o anti-spyware e mantenha-os sempre actualizados no seu equipamento de acesso (computador, telemóvel, Tablet ou outro), com capacidade de validação da fiabilidade e segurança das páginas de internet a que acede;
  • Limpe a cache (ficheiros temporários) do seu computador;
  • Utilize um firewall pessoal;
  • Actualize regularmente o sistema operativo e o browser e mantenha-os sempre actualizados no seu equipamento de acesso (computador, telemóvel, Tablet ou outro);
  • Apague informação privada do disco do seu computador;
  • Mantenha-se a par da problemática do Pishing e outras tentativas de fraude;
  • Deverá sempre comprovar que está a navegar num site seguro, efectuando as seguintes verificações:

- Na barra de endereços do browser de Internet: deverá conter, no início do endereço, a referência “https” em que o “s” do final do termo significa que trocamos informação no âmbito de um site seguro, em que os dados enviados ou emitidos se encontram encriptados.

- Na linha superior da janela do browser, do seu lado direito, poderá identificar a presença da imagem de um pequeno cadeado, este é igualmente um sinal identificador de que se encontra a navegar num site seguro.

 

© 2015 Banco Caixa Geral Angola. Todos os direitos reservados.